13 de janeiro de 2012

Sessões de Formação na EB1 Nº 9

A equipa do CLDS de Bragança deu início a sessões de formação, em resultado de parceria com este estabelecimento de ensino, sendo o publico alvo, os alunos da turma MA2.
A primeira sessão (de um total de 10), desta formação teve início 6ª feira, dia 13 de janeiro , tendo versado as seguintes temáticas:
"Sei ser... sei estar...sei conviver..." " Bem me querer..."
" Treino de competências pessoais, sociais e relacionais".

Esta formação visou os seguintes objetivos:
- refletir sobre auto-conhecimento;
- promover a assertividade;
- permitir o desenvolvimento da autonomia;
-desenvolver competências sociais, ampliando e corrigindo o reportório dos comportamentos dos adolescentes em situações interpessoais;
-facilitar o estabelecimento de relações sociais satisfatórias e diminuir e/ou extinguir os comportamentos desadequados;
-alterar atitudes, normas e crenças para favorecer a adoção de medidas de prevenção.

No âmbito desta primeira sessão, foram desenvolvidas várias atividades, a referir:

- dinâmica de quebra-gelo, cujo objetivo é permitir que o grupo se sinta à vontade.
- dinâmica de auto-apresentação, cujo objetivo é o conhecimento recíproco.
- dinâmica de auto-retrato, cujo objetivo é o conhecimento mútuo.

A segunda sessão decorreu no dia 18 de janeiro, tendo no âmbito da temática, sido trabalhado:
- o "Relaxamento", pretendendo-se, deste modo, desenvolver a concentração e relaxar; desenvolver as capacidades intelectuais e desenvolver sensações.
- a "Dinâmica de auto-retrato" que visou o conhecimento mútuo e a exploração do auto-conhecimento.

A terceira sessão decorreu no dia 27 de janeiro, tendo no âmbito da temática, sido trabalhado:
- o "Relaxamento"(continuação da dinâmica da sessão anterior).
- a "Dinâmica do auto-retrato II"(continuação da dinâmica da sessão anterior).
- Dinâmica "o desejo", actividade com a qual se pretendeu levar os alunos a um auto-conhecimento e a desenvolver a sua auto-estima.

A quarta sessão decorreu no dia 1 de fevereiro. No âmbito da temática, continuaram a ser abordadas as dinâmicas da sessão anterior:
. Relaxamento através da imaginação, recorrendo à cor.
.Dinâmica "o desejo", actividade que pretendeu levar os alunos ao auto-conhecimento, a desenvolver a auto-estima e a explorar qualidades positivas e menos positivas.


A quinta sessão decorreu no dia 8 de fevereiro. As atividades iniciaram-se com um período de "relaxamento", dando , de seguida, continuidade à dinâmica iniciada na sessão anterior - "o desejo", em que as crianças começaram por desenhar as suas próprias mãos , onde  colocaram as suas qualidades positivas e menos positivas. 
 Terminaram a sessão com a "Dinâmica das cadeiras", que teve como objectivos verificar: a velocidade e controlo do corpo; verificar o sentido de reação e paragem e promover a cooperação de grupo.

A sexta sessão decorreu no dia 15 de fevereiro, tendo-se iniciado com um período de relaxamento.
Seguidamente foi dada continuidade à dinâmica "o desejo", em que  foram exploradas as qualidades  positivas e menos positivas  que se encontravam nos trabalhos  que cada criança elaborou.
A sessão continuou com a "Dinâmica  de Interação Social", que teve como objetivo a promoção da Interação e Conhecimento Social.
A sexta sessão terminou com o "jogo de Cooperação", que teve como objetivo incrementar a cooperação, a união e interdependência.

Todas as atividades têm decorrido com normalidade, empenho e grande participação dos alunos.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário